quarta-feira, 6 de março de 2013

SOLOPerfil: Hugo Curado



  • NOME: Hugo Leonardo Curado
  • IDADE: 32 anos
  • CIDADE: Natural de Inhumas-GO residente a 5 anos em Ji-Paraná-RO
  • EXPERIÊNCIA NO TRIATHLON: 2 anos e meio. O triathlon sempre fez parte dos meus sonhos,sempre dizia que um dia eu faria triathlon e eu sempre imaginava ser muito dificil praticar, treinar,competir...No inicio, foi como maneira de baixar peso,melhorar a saúde, estética... mal sabia o nível de envolvimento que eu teria com o esporte que mudou a minha vida em todos os sentidos... Alimentação, habitos, disciplina, organização... Ainda estou longe de querer resultados , performance,mas o clima que envolve o triathlon me encantou.. e busco a cada dia evoluir... Participei de dois 70.3(Penha 2011 e Brasilia endurance 2012) alguns sprints(SESC BRASILIA,Manaus e aqui em Rondonia)e um Olimpico(Triathlon Internacional de Santos 2013). Mais que resultados, em todos essas provas, fiz amigos, espero continuar assim.
  • PORQUE O SOLOMAN?:
Primeiro porque fui um dos primeiros a defender a ideia de retornar ao projeto original de 2003 e depois que foram surgindo novas amizades e historias ,relatos ...sentí que precisava fazer parte disso.. mesmo sabendo que talvez não seja a hora de encarar um desafio dessa amplitude... talvez me falte lastro... caraterísticas fisiologicas pra tal.. mas é um desafio que tinha que encarar.. e em nenhum momento me ví fora desse projeto...
Com absoluta certeza vai ser(está sendo) um dos maiores aprendizados da minha vida.. e saber que estarei(e estou) cercado de amigos que me orientam... me incentivam.. se preocupam comigo.. me ajuda muito...(mesmo que alguns deles eu conheça só virtualmente).
Só o medo dos 42 km é que é constante...


SOLOMAN: Os custos compilados

SOLOMANS!

 

Quanto ao custo da infra básica, fecharemos com o Tarek o mais breve possível e faremos o rateio.

 

Quanto aos custos de hospedagem no BROA Resort, acessem este link do blog!

http://solomantri.blogspot.com.br/p/custos-envolvidos.html

 

Graças ao Helton, gerente do Hotel, consegui compilar tudo.

 

Temos a parte com pensão completa e com meia pensão.

Cada SOLOMAN ou acompanhante será responsável pela sua reserva!

 

Já temos uma estimativa no link http://solomantri.blogspot.com.br/p/solomans-2013_1.html

mas é apenas um referencial para o Helton.

 

Quem puder chegar na sexta, iria ser ótimo, mas pelo menos no sábado de manhã é obrigatório estar lá.

 

Vamo lá galera!!!

SOLOMAN!!!

SOLOHistória: o corredor bêbado


Era uma vez uma balada aqui em Atibaia, há uns 5 anos atrás.

Na época eu não morava aqui na cidade ainda. Tínhamos uma casa de campo em Bom Jesus de Perdões que fica próximo à Atibaia que vínhamos com certa frequência. 

Eu e alguns amigos saímos de lá, viemos para Atbaia, a cidade vizinha e caímos na balada. Ficamos todos bêbados, na época eu tinha acabado de conhecer uma assessoria da USP e já achava que era atleta rsrsrsrs. 

Não me lembro porque, meus amigos me abandonaram na balada rsrsr. Provavelmente saíram com alguma guria e esqueceram o camarada. Coisa de quem não é SOLOMAN rsrsrs. 

Eu, de calça jeans, camisa de balada, um tênis desses de sair, não de correr, olhei para a rua e pensei bêbado: "Acho que agora vou ter que me virar", já sabendo que taxi na cidade era difícil. 

Comecei a correr sentido a estrada D.Pedro. A cidade deserta, sem uma alma viva. Eu corria no meio da rua literalmente. Peguei uma pista de mão dupla e corria em cima da faixa amarela. Aquele silêncio, só escutando os meus passos, breaco, olhando para o céu todo estrelado. 

Depois de um tempo (um bom tempo rsrsrs), já com a camisa enrolada na mão, com a calça jeans puxada até o joelho, chego à D.Pedro e penso "Nossa, finalmente estou chegando". rsrsrs. 

Aquele dia eu entendi que distâncias quando estamos de carro possuem outro referencial rsrsrrs A estrada estava um breu. De vez em quando passava um carro que iluminava o acostamento. A dor já estava incomodando, mas o céu estava magnífico. A lua deslumbrante. Aquilo me dava forças. Era uma sensação de sofrimento com prazer de estar ali, sozinho, como um maluco andarilho de estrada. 

Avisto a saída do condomínio, já estava moído. Não sabia o que era correr mais do que 10km até então. "Estou chegando, estou chegando, estou chegando". Entro no condomínio eram altas horas da manhã. O segurança de moto me para assustado e me reconheceu, mesmo naquele estado deplorável rsrsrs. Se assustou quando eu disse que tinha vindo de Atibaia correndo rsrsrs. Meio que não acreditou. 

Toquei a campainha, minha mãe veio, abriu a porta e eu falei "minha nossa senhora, vim correndo lá de Atibaia". Minha mãe: "Ah, tá bom" rsrsrsrsrsrs. Como se eu tivesse falado que tinha dado uma volta no quarteirão rsrsrs. 

Tomei um banho e caí na cama. O dia seguinte eu não conseguia andar. Nào conseguia subir escadas, sentar, nada. Estava destruído. Peguei o carro e com o odômetro fui marcando quanto eu tinha corrido...20km exatos. Mesmo hoje, muito mais treinado, fico imaginando como eu consegui, sem preparo, sem carbo, sem água, de madrugada, de calça jeans, bêbado, correr 20km rsrsrsrs. 

Até hoje lembro dessa corrida. Mais do que muitas outras muito mais longas que já tenha feito.

Que evolução. Do corredor bêbado ao SOLOMAN!!!!!!!!!!!

Ulisses

SOLOPerfil: Fernando Quirino



  • NOME: Fernando Quirino
  • IDADE: 38 anos
  • CIDADE: Limeira
  • EXPERIÊNCIA NO TRIATHLON: cerca de 12 anos
  • PRINCIPAL CARACTERÍSTICA: Acho que é a dedicação! Também, não é pra menos, pois como eu nem nado, nem pedalo e nem ao menos corro bem, pra fazer triathlon eu TENHO QUE SER MUITO DEDICADO!!! No meu caso é como tirar leite de pedra! Nunca tive o esporte como companheiro na minha vida. Fumei e bebi loucamente dos 14 (isso mesmo!!) aos 24 anos. Parei, comecei a treinar, perdi 15kg e foi quando, aos 26 anos, ganhei a primeira medalha esportiva da minha vida, fui 5º num triathlon em Porto Ferreira! Enfim, vou precisar também de muita DEDICAÇÃO pra encarar o Soloman!!

  • PORQUE O SOLOMAN? 
É muita coisa pra colocar aqui, mas acima de tudo e compartilho com vários outros o desejo de concluir esse desafio simplesmente porquê eu quero, porque eu não quero pagar horrores pra Latin Sports (pelo menos não esse ano, rsrsr) e pra provar que o triathlon está dentro da gente! É nossa vida, nossa paixão, nosso DNA! A gente simplesmente vai e faz! Sem grana, sem título, sem vaga, mas com muito amor por esse esporte que vem sendo banalizado pela droga, pelo vácuo, pelo poder econômico e pelo vazio na cabeça de muitos que insistem em transformar o Ironman num símbolo de status!

SOLOPerfil: Pedro Sgavioli


  • NOME: Pedro Sgavioli
  • IDADE: 25 anos
  • CIDADE: Bauru
  • EXPERIÊNCIA NO TRIATHLON: Experiência? Bom, experiência eu não tenho nenhuma! 
  • PRINCIPAL CARACTERÍSTICA: Se um dia me perguntarem qual das modalides é minha preferida a resposta, com toda a certeza do mundo, será - "Eu não gosto de nadar" ! Sair da água é sobrevivência, o resto, diversão.
  • PORQUE O SOLOMAN? 
Porque vai ser épico! Terminando ou não, será um prazer nadar, pedalar e correr no meio de tanta fera, pessoal que tem o endurance como estilo de vida e todas as consequências e abdicações implicadas por essa escolha.



Significado de ser SOLOMAN

Por Hugo Curado.

Achei oportuno resgatar essa descrição Marcelo Vallim sobre o significado de ser um SOLOMAN, que nós não nos esqueçamos do verdadeiro significado do que estamos fazendo!!

"Para todos envolvidos aqui...o símbolo do SOLOMAN tem a "figura" duma "pessoa triathlética"(vai saber de onde eu tirei essa palavra) fazendo pose de como se estivesse mostrando os músculos (biceps)...era uma brincadeira que eu e o Fernando Quirino faziamos ao cruzar a linha de chegada...e daí veio a idéia... O sol amarelo...como astro rei ( e indicando que a prova deve ser feita em local e época do ano que seja calor, quente )... a bola azul seria a cabeça do "indivíduo triathlético"( porque se você não usar a cabeça "tudo" vai se tornar mais difícil no dia do SOLOMAN e ...inclusive na vida pessoal ) e as cores do BRASIL...país que eu amo mas me envergonho pela maioria dos políticos e vaqueiros...rsrsrs...sério!!! Me espelho nos filósofos da antiguidade(influência de meu amigo Betão PETRELLI...filósofo)...há que se ter "Amor, Força, Inteligência, Brilho Próprio e Humildade" para ser um SOLOMAN...e: "Se num guenta, bébe leite"..."



SOLOPerfil: Fernando Cesário


  • NOME: Fernando Cesário 
  • IDADE: 36 anos
  • CIDADE: Londrina/Pr, porém muitos me conhecem porque morei em São Paulo por 12 anos.
  • EXPERIÊNCIA NO TRIATHLON: Ex Tenista por 14 anos e Ex Ciclista por 5 anos, estou no triathlon há 12 anos, porém com uma interrupção temporária entre o segundo semestre de 2006 e início de 2008. Nesses 12 anos fiz algo em torno de 20 a 25 short triathlons, 35 a 40 provas olímpicas, 4 Meio IronMans, 1 IronMan DNF (2010) e dois completos (2009 e 2012), sem contar duathlons e biathlons e aquathlons. Minhas melhores marcas: 32’39” nos 10km, 1h13’50” 21km (Meia Maratona de SP), 56’15 short triathlon Ubatuba 2005; 1h58’20” Troféu Brasil Santos 2009; 4h12’ Meio IronMan Caiobá 2012; 4h16” Meio IronMan Pirassununga 2011 e 10h13’ IronMan Brasil 2009. 

  • PRINCIPAL CARACTERÍSTICA: Sou um atleta com uma prova progressiva, pois tenho a a natação como minha pior modalidade e a corrida como a melhor. Ainda assim, não vejo grandes vales de diferença entre cada uma das minhas modalidades, nado provas de Meio IronMan na casa dos 28 min e corro na melhor das hipóteses em 1h21' ou 1h22'. Isso porque treino igualmente as 3 modalidades e acredito que não se ganha uma prova com uma excelente modalidade, mas se perde uma prova por ter uma modalidade muito fraca. 
  • PORQUE O SOLOMAN? 
São vários os motivos que me levam ao SoloMan, mas o principal deles é ter a chance de aplicar neste dia uma série de adaptações alimentares que comecei a fazer ao longo desse ano, após uma bela ducha de água fria no IronMan de 2012. 
Fora esse que vem sendo o meu maior desafio em 2013, definir a melhor estratégia alimentar em provas de IronMan, quero participar do SoloMan porque acredito que o Triathlon é muito maior que a marca IronMan, e apesar de ter o desejo de me classificar para Kona, não penso nisso como algo que me torne melhor que os outros, apenas desejo ir a Kona para me considerar um triathleta completo, pois acumulei nesses anos excelentes resultados nas demais distâncias, mas ainda busco um grande dia na distância de IronMan.

SOLOPerfil: Emerson Rogério Salviani


  • Nome: Emerson Rogerio Salviani
  • Naturalidade: Bocaina-SP
  • Idade: 40 anos
  • Residencia: Camanducaia-MG
  • Experiência no triathlon: Desde 2009. Dai por diante, fiz algumas provas da copa interior e um long distance em Pirassununga. O triathlon e para mim um estilo de vida, procuro levar a serio e com disciplina. Nunca ganhei nada, sou meio lento.
  • Porque o SOLOMAN?
Vi no Soloman a oportunidade de fazer uma prova de longa distancia voltada a essencia, a genese de tudo, completar o desafio.
Nem estou e nem farei treinos especificos para essa distancia, vou submeter o meu corpo ao desafio e espero terminar bem.



SOLOPerfil: Rodrigo Massoni


  • NOME: Rodrigo Massoni 
  • CIDADE: Jaú 
  • IDADE: 32 anos
  • EXPERIÊNCIA NO TRIATHLON: Comecei por acaso em novembro de 2007. Precisava perder peso e ganhar condicionamento físico para o campeonato mundial de surfe de peito em Pipeline no Hawaii que foi em fevereiro de 2008, quando vi estava nadando, pedalando e correndo! Mas quem fez essa observação foi um cara que nadava no mesmo horário, que vendo que eu chegava pro treino de bike, nadava e depois saia para um trotinho, ele perguntou se eu treinava triathlon, respondi que não, mas fiquei curioso e perguntei como que era esse tal de triathlon, ja tinha ouvido falar mas não sabia nada a respeito! Dai o cara me explicou como eram as provas, distancias, etc... cheguei em casa, fui procurar a respeito na internet e fiquei de cara, achei muito legal e aqui em Jaú é show para treinar! Em Setembro de 2008 já estava com uma speed e fazendo minha primeira prova no Troféu Brasil na USP! Me apaixonei e o triathlon virou um estilo de vida! Hoje já fiz dois ironman, aguns long distances, varios olimpicos e short distance e ultramaratonas. O triathlon mudou minha vida para melhor, absurdamente! Desde o lado de me afastar das baladas e boemia, conheci amigos fantásticos que vão me acompanhar por toda a vida, me mantem sempre em forma, ajudando inclusive em outras modalidades como tênis que jogo desde a infância e me permite comer como um louco e não ficar gordo! kkk! Valeu Marcão por aquele dia na piscina, a sua observação mudou minha vida irmão!

  • PRINCIPAL CARACTERÍSTICA: Adoro correr! Das três modalidades essa é minha paixão! Se tem um esporte que nasci com uma habilidade natural, esse esporte é a corrida!
  • PORQUE O SOLOMAN? 
Me identifiquei com o Soloman desde a primeira vez que ouvi falar a respeito. Estava achando o Ironman Brasil e o Troféu Brasil um circo, e nós atletas e clientes os palhaços. Tenho nojo de caras que não respeitam seus clientes e atletas. Não tenho problema nenhum em gastar dinheiro com esporte e competições, mas a partir do momento em que vejo que estou sendo explorado e não estão me respeitando a coisa pega. Fora isso, algo que adorava nas primeiras provas de triathlon que era a vibe da galera, senti isso meio diferente no ultimo ironman que fui, tinha uma galera muito nada a ver presente, mais fazendo o negócio por puro exibicionismo do que para si mesmo, pra mim o dia da prova é uma festa, é o dia de celebrar este estilo de vida e o amor pelo esporte e para essa galera era puro status. No Soloman vejo o resgate desta vibe, algo que eu sentia e pirava assistindo os vídeos dos primeiros ironman do Hawaii! No Soloman é uma maneira de eu estar presente e participar de algo parecido, o triathlon de longa distancia no seu estado puro, na essência! 

Obs.:Na foto que mandei ao fundo esta meu staff, grande Fabricio, mais conhecido como Kossas! Ele foi fundamental no sucesso da minha estreia nos 75k da Bertioga/Maresias! Tamo junto denovo Fá!!!

terça-feira, 5 de março de 2013

SOLOPerfil: Marcelo Vallim




  • NOME:Marcelo Vallim 
  • IDADE:48 anos 
  • CIDADE: Limeira- Sao Paulo 
  • EXPERIÊNCIA: 24 anos no triathlon e 7 IRONMANs + 2 SOLOMANs...um monte de meios, uma porrada de olimpicos e sei la quantos shorts...e mesmo assim continuo gordo!(Lembrei-me de seu amigo nadador Ulisses) Meu recorde pessoal num Ironman eh - 12:00:08 Porto Seguro/2000... e meu pior tempo foi no SOLOMAN de 2003 - 16 horas e alguns minutos...o qual acompanhei meu amigo Kert Davis(na epoca 65 anos) ateh o kilometro 10 da maratona mas ele teve que abandonar pois torceu o peh numa canaleta d'agua embaixo duma ponte, local que estava super escuro! Mas tive o prazer de reve-lo na linha de chegada me aguardando! E "minha experiencia" na realidade sao os fatos ocorridos durante as provas e nao a quantidade de provas terminadas ou os tempos obtidos nas mesmas...sao varias estorias com varios amigos que espero poder compartilha-las com todos voces este ano!
  • CARACTERÍSTICA: adoro fazer piada de tudo...sou um gozador...rsrs... 
  • PORQUE O SOLOMAN? 
Porque acabou o dinheiro pra sustentar os Nubio's e Galvao's da vida!!!


SOLOMAN: Os perfis dos SOLOMANS

Vamos lá galera! Vamos colocar ali alguma mensagem SOLOMAN naquele Blog!

Tem uma nova página lá chamada SOLOPERFIS. Eu e o Rafael Aragon já colocamos as nossas.

 

Me mandem uma foto e um texto que quiserem!!!

 

http://solomantri.blogspot.com.br/search/label/SOLOPerfil

 

SOLOAbraços!

SOLOPerfil: Ulisses F. Eliano



  • IDADE: 36 (estarei com 37 no SOLOMAN)
  • CIDADE: Atibaia/SP
  • EXPERIÊNCIA NO TRIATHLON: 5 anos de triathlon, 2 Ironmans, 1 Ironman DNF, 5 meio Ironmans, 2 Olímpicos, 1 short, 1 1000/100/10 GP Extreme. Melhores marcas: 9h48 IM de Floripa, 4h15 e 2o na categoria no Long Distance Pirassununga, 2h07 e 2o na categoria no Estadual do RJ, 3h30 2o da categoria no GP Extreme. Sem pegar roda! Odeio vaqueiro rsrsrs. O triathlon para mim é um estilo de vida, está presente no meu cotidiano e de forma irreversível. Curto treinar e me alimentar o melhor que eu consigo para ver até onde posso chegar. Treino praticamente o tempo todo sozinho, com algumas exceções. Minhas experiências boas no triathlon são infinitamente maiores nos meus dias de treinos solitários do que nas provas em si. Momentos que não tenho fotos nem testemunhas, apenas a minha lembrança. A prova para mim é apenas o coroamento de meses de esforço e um final de semana bacana com a família e amigos.
  • PRINCIPAL CARACTERÍSTICA: Viciado em nutrição. 100% vegano.
  • PORQUE O SOLOMAN?

Em fevereiro de 1978 foi dada a largada para o primeiro "Homem de Ferro" no Havaí. Quinze pessoas largaram impulsionadas por alguns desejos: saber se era possível completar tal feito e tentar descobrir quais eram os atletas mais preparados. Corredores, nadadores ou "outras modalidades". Apesar de um clima de competitividade inerente, o sentimento que mais movia aqueles atletas era a ludicidade. Sem saber o que iriam encontrar, treinaram o que deu e largaram. 
Esta história virou um mito, é claro, e nasceu o Ironman Triathlon. 

Cada vez mais ele foi crescendo, cada vez mais adeptos foram aparecendo, e o sentimento lúdico ainda era o que imperava. 

O Ironman cresceu tanto, que hoje conta com 26 provas pelo mundo, com milhares de pessoas largando todos os anos, sendo que o campeonato mundial é em Kona, Havaí. Várias empresas privadas espalhadas são responsáveis pelas organizações de seus "Ironmans", mas todas as licenças e a propriedade da marca "Ironman" é da WTC - World Triathlon Corporation. 

Todo Ironman possui um brilho. Principalmente o primeiro de cada um que cruza aquela linha de chegada. Só sabe descrever a sensação quem o fez depois de meses de treinos. No entanto, algo se perdeu nesse crescimento exponencial do Ironman. Cada vez mais um símbolo de status social, um "produto diferenciado", elitizado e distante da massificação esportiva. Bom para os empresários que aproveitam a oportunidade, ruim para o triathlon. 

É claro que o Ironman sempre será visto com carinho por todos os triatletas do mundo. Independentemente do que o mercado possa fazer com ele. É claro que nós, SOLOMANS, faremos outros Ironmans. Mas e aquele sentimento lúdico do dia 18 de fevereiro de 1978? Aquele sentimento da simplicidade, da distância dos holofotes e da mera união de amigos para realizarem um desafio de ultraendurance? 

Ele será mais uma vez resgatado no dia 26/05, às 7hs da manhã, na represa do BROA! 

SOLOMAN!!!!

SOLO Perfil: Rafael Aragon



Soloman: É prova pra:
Triathleta de verdade.

Aquele que tem o triathlon no peito.
Que treina em baixo de chuva, frio, vento contra, sol rachando e não reclama.
Que não afina pra um bom desafio.
Que faz pela paixão, não pelos holofotes.
Pra nego cabra macho mesmo (nessa os caras de Pira tão na vantagem!!!



Percurso do SOLOMAN

Olá SOLOMANs!

 

Eu tenho uma preocupação muito grande de que alguns Solomans ainda acham que será só chegar lá, largar e uma "organização" irá mostrando os caminhos todos, com uma sinalização de primeira qualidade, tapetes com chip, staffs, etc. Alguma sinalização pode até ter. Tentaremos fazer o melhor, mas É DE RESPONSABILIDADE DO ATLETA ENTENDER O CIRCUITO DE BIKE E CORRIDA! Este segundo ainda merece uma atenção especial, pois está cheio de particularidades e não foi fácil traçar os 42km.

 

Não vamos transformar nosso Soloman em uma baderna. Daquelas que no dia, uns vão para um lado, outros para o outro. Alguém no final fala "eu não sabia o caminho, mas eu corri para esse lado aqui até completar não sei quanto". Isso será frustrante e, ao meu ver, um completo desrespeito com quem estará atento ao circuito.

 

Aos que conseguirem devido à proximidade, estamos marcando um reconhecimento lá para conversarmos com o Tarek sobre a Infra e já realizarmos um treino. Isto acontecerá no final de semana do dia 30/03. Não é preciso ficar hospedado no Resort. Podemos ficar hospedados em Itirapina ou mesmo em Jaú, no hotel de nosso Soloman Rodrigo Massoni.

 

Para os que não poderão comparecer, e tenho certeza que será a maioria, tentem já estudar o circuito do link abaixo e nos perguntar quaisquer dúvidas. No sábado, dia 25/05 que antecede a prova, a idéia será já tirarmos todas as dúvidas, mas ninguém sabe ao certo como será esse dia, quais serão os contra-tempos, então, o melhor a se fazer é se antecipar!

 

Por favor, levem isso com seriedade!

 

http://solomantri.blogspot.com.br/p/percurso.html

 

Ulisses